Instituto de Reflexologia 
Integrada de Lisboa

 

por Sérgio De Luiggi

A final o que é ser Terapeuta de Reflexologia?

"Inevitavelmente quando falamos em reflexologia pensamos em pés. Estes são uma ínfima parte da reflexologia.


Reflexologia é muito mais…. Começando pelos pés, que são constituídos por ossos, músculos, tendões, ligamentos, ..., que fazem o inicio da ligação para o resto do corpo e de uma maneira mais profunda, nervos periféricos e a matriz extra-celular fazem a conexão com o resto do organismo.


Onde se faz além dos pés? 

Mãos, face, crânio, orelhas, qualquer parte do corpo, ....


Então o que é que se faz? 

Faz-se um estímulo específico nestas zonas, estímulo este quase sempre com as mãos do terapeuta onde, como mencionado no paragrafo anterior, irão através do sistema nervoso (e não só viajar por todo o organismo.


O terapeuta de reflexologia integrada faz isto com todas as suas competências adquiridas durante esta formação. Ao realizar o curso profissional de reflexologia no IRIL, adquire-se todas as ferramentas para saber trabalhar em reflexologia, desde a teoria à prática. Técnicas auxiliares como a Metamórfica, o ciclo do stress, energéticas entre muitas mais. Conceitos fundamentais na área da Saúde holística, visão da saúde baseada na Medicina tradicional Chinesa e observação dinâmica dos pés (leitura dos pés), são aprofundados ao longo do curso Profissional.


Porque fazemos Reflexologia?

Porque estamos convictos que a reflexologia é um método de saúde fundamental para a manutenção do organismo humano. Acreditamos que quando há estados patológicos ou alterações das funções do organismo, a reflexologia faz com que o corpo humano reaja em direção ao bem-estar e equilíbrio mais rapidamente. Sabemos que a reflexologia para além do campo físico, atua no campo emocional e mental. Isto é verdade para o terapeuta de reflexologia não só por ver resultados no seus clientes, mas também por vivenciá-los na pele durante o ano da formação. Mais do que aprender uma técnica, aprender reflexologia integrada é passar pelo seu próprio processo de cura, mais ou menos intenso; é experiência cada sensação provocada pela reflexologia: o relaxamento..., o bem-estar..., o permitir ser tocado nós pés e sentir algo pelo corpo..., viajar enquanto deitados na cadeira..., e voltar da viagem com um sorriso na face.


Então, ser Terapeuta de Reflexologia é ser feliz é estar em paz é ser responsável pela sua própria saúde, cuidar do seu corpo físico, cuidar das suas emoções, respeitar-se e respeitar os demais.


O terapeuta terá como fim proporcionar o bem-estar a cada ser que entra em contacto consigo, ajudar esse ser a se restabelecer como um todo, conectar-se consigo mesmo para então estar mais próximo da sua própria verdade."

 

Subscreva a nossa Newsletter

e mantenha-se informado.

 

Quem Somos