Instituto de Reflexologia 
Integrada de Lisboa

Workshop 
Introdução à Reflexologia 

É comum confundir-se Reflexologia com uma massagem nos pés, até porque a pressão e toque da Reflexologia são muito suaves. 


A Reflexologia é uma forma de terapia acessível que pode ser praticada em qualquer lugar.  É excelente tanto como tratamento pontual, como num tratamento continuado às pessoas que nos são próximas, sendo muito simples de efectuar.  


A Reflexologia actua também como terapia preventiva, uma vez que desintoxica o corpo e ajuda no alívio das tensões associadas ao stress, tais como pressão arterial elevada, enxaquecas, dores crónicas no pescoço e nas costas.



| Objectivos do Workshop


  • Compreender melhor o funcionamento e as condições em que pode ajudar;
  • Realizar um tratamento de relaxamento de reflexologia nos pés;
  • Aplicar técnicas especificas para o tratamento de tensões e sintomas mais comuns;
  • Compreender e realizar a correspondência do corpo humano com as zonas reflexas         nos pés.

 


| Conteúdo Programático


  • Breve história da Reflexologia;
  • Porque funciona a Reflexologia;
  • Benefícios e precauções;
  • Técnicas de relaxamento em reflexologia (pés);
  • Introdução à localização dos reflexos: localização anatómica geral;
  • Tensões e sintomas mais comuns e técnicas de reflexologia que ajudam.



Os participantes recebem um Certificado de Participação, após conclusão do workshop de Introdução à Reflexologia.

 

Formadores

 

Odete Emereciano

Formadora da Ericeira

Odete Emerenciano licenciada em Design Gráfico, mas abraçou as Terapias Alternativas em 2009. O seu percurso começou pelo estudo das Terapias Energéticas tais como a Terapia Multidimensional, Leitura da Aura e Tesed. 
Em 2013 forma-se em Reflexologia pelo IRIL - Instituto de Reflexologia Integrada de Lisboa, passando a exercer como terapeuta em 2014, em clínicas médicas e espaços holísticos. Torna-se massagista profissional através do curso de Quiromassagem pela CFM – Centro de Formação de Massagistas e do curso de massagem Ayrvédica Tradicional pela Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica em 2014.

Carmen Pilaro Faria

Formadora de Sétubal

Carmen da Conceição Pilaro Farias, nasceu a 12 de Setembro de 1979. Formou-se em Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa em 2003, tendo ainda frequentado a Licenciatura em Administração Pública em 2004, que interrompeu por motivos de saúde. Nesse mesmo ano, a vida empurrou-a para uma busca interior e pessoal, mergulhando numa autodescoberta constante através da Meditação, Astrologia e Limpeza Espiritual que dura até hoje. Ao mesmo tempo iniciou o estudo de Terapias Manuais no CEFAD – Centro de Estudos e Atividades de Desportivas, tendo-se formado em Quiromassagem, Reflexologia Podal e das Mãos, Drenagem Linfática, Massagem para Bebés, uma pequena formação de Nutrição e Massagem Terapêutica e Desportiva.

Foi, portanto, em 2005 que a Reflexologia entrou na sua vida, pelas mãos da professora Zilda Sousa, tendo sido uma paixão ao primeiro toque. Praticou as terapias aprendidas a título particular, em part-time, em consultório próprio e, foi em 2012, que expandiu atividade colaborando em alguns espaços e centros terapêuticos. Em 2015 decide melhorar conhecimentos e frequenta o curso de Reflexologia Integrada no Instituto de Reflexologia Integrada de Lisboa. A formação sempre foi um objetivo e, em Fevereiro de 2017, o sonho realiza-se, tornando-se formadora do IRIL e iniciando o projeto do Instituto de Reflexologia Integrada de Setúbal.

Sérgio De Luiggi

Formador de Lisboa

O Sérgio nasceu em 1983 em São Paulo, Brasil. Aos 5 anos de idade veio viver para Portugal, viveu no Porto toda a sua infância e adolescencia. Licencio-se em Podologia pelo Instituto Politécnico Saúde do Norte - ESSVS em 2005 e em 2006 formo-se como Terapeuta de Reflexologia no IRIEC - Instituto de Reflexologia de Emídio de Carvalho.

Em 2007 fundo o IRIL - Instituto de Reflexologia Integrada de Lisboa, com o objectivo de oferecer formação credível e de qualidade na área da Reflexologia.

Continuando na sua paixão pela Reflexologia em 2008 viaja até Inglaterra para fazer formação na CSRI - Cranio-sacral Reflexology International com Dr.ª Martine Faure-Alderson. 

No ano de 2010 tira o Mestrado em Posturologia e Podoposturologia, na Universidade de Barcelona.

Especializa-se em Effective Reflexology (2010-2014), com o formador Lee Taylor. 

No ano de 2014 forma-se Osteopata pelo ITS.

Idalina Marques

Formadora de Leiria

Maria Idalina de Jesus Marques, Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, apresenta uma larga experiência profissional no âmbito do ensino da Biologia. 

É co-autora dos livros “ Biologia, à Procura de Conceitos sobre a Vida” e “ Geologia, Construindo conceitos sobre a Terra”, 1ª Edição 1997 pelo Instituto de Inovação Educacional (Materiais de Apoio a Professores do Ensino Secundário). 

Diplomada em Reflexologia Integrada pelo Instituto de Reflexologia Integrada Emídio de Carvalho (IRIEC) exerce a actividade de terapeuta de Reflexologia desde 2004. 

Formadora no Instituto de Reflexologia Integrada em Leiria  desde 2009. 

Maria José Vidal

Formadora de Beja

Maria, nasceu em 1974, no Alentejo. Fez formação em Serviço Social em 1998. Sempre sentiu que os pés eram uma parte especial do seu corpo e por esse motivo despertou naturalmente para a Reflexologia. A sua curiosidade levo-a até à Reflexologia. Refere que não sabe quem se descobriu primeiro: se a foi a Reflexologia quem a descobriu ou se foi ela que descobriu a Reflexologia.

Em 2012 fez formação profissional de Reflexologia no IRIL e, desde essa data, tem vinho a aprofundar os seus conhecimentos nesta terapia através de especializações neste Instituto, em vários módulos de Effective Reflexology de Lee Taylor e em outras especialidades.

Em 2016 fez formação com Ángeles Hinojosa em Reflexologia Infantil pela AIER. Actualmente encontra-se a fazer formação na TESED.

É terapeuta de Reflexologia, realiza workshops de reflexologia infantil para pais e é formadora no IRIL em Beja. É Assistente Social e trabalha nessa área com pessoas com deficiências e incapacidades.

Subscreva a nossa Newsletter

e mantenha-se informado.

 

| DATA

    07 de Outubro / Lisboa

    19 de Novembro / Beja


| DURAÇÃO

    7 H de Formação


| HORÁRIO

    10h00 às 17h00


| FORMADORES

    Odete Emereciano

    Maria José Vidal

    Carmen Pilaro Farias 

    Sérgio De Luiggi

    Idalina Marques


| INVESTIMENTO

    65€


| DESTINATÁRIOS

    Público em geral