Instituto de Reflexologia 
Integrada de Lisboa

Osteopatia

Cada vez mais as terapias naturais revolucionam e abrem novas perspectivas no mundo da saúde. A osteopatia faz parte deste "novo mundo" e apresenta imensos benefícios. Partindo de um método de tratamento manual, focaliza-se no sistema músculo-esquelético como elemento central do indivíduo e nas relações que este estabelece com os diversos pontos nervosos do corpo.


Cada função do nosso organismo, seja ela respiratória, digestiva, cardíaca, de locomoção ou psicológica apoia-se em elementos estruturais anatómicos. Se essa estrutura (esqueleto) está desalinhada (em disfunção mecânica) é previsível que aconteça uma compensação de tecidos que impedem o movimento normal, desencadeando assim uma descompensação continua. 


O osteopata, através de várias técnicas que pode aplicar, vai facilitar a Homeostase, é a faculdade que o organismo possui para reequilibrar a suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária...). 


O osteopata apenas vai desencadear e facilitar esse processo de auto regulação. 

 

1ª Consulta de Osteopatia - Diagnóstico

O paciente é avaliado de forma global onde a causa da lesão é a principal preocupação e não as suas consequências. A origem da lesão primária é fundamental, pois sabemos que as lesões geram adaptações e compensações que se não forem travadas provocam dor e desconforto.


Benefícios

A osteopatia ajuda a melhorar o estado de saúde em geral, bem como a tratar doenças específicas. O tratamento terá também resultados benéficos no funcionamento dos órgãos internos, ao tratar a coluna e a fluidez neurológica. Combina o tratamento mais físico com conselhos práticos, que poderão implicar uma alteração na alimentação e no estilo de vida  do cliente.


Prevenção

Aprenda a ouvir o seu corpo, ele tem memória e fala por si, mas é preciso estarmos atentos ao sinais que ele nos envia. A osteopatia é baseada na escuta do outro mas principalmente no que o corpo transmite às mãos do terapeuta, através da palpação. É um meio de sentir o corpo e entrar em contacto com tensões e desequilíbrios.


Encontrar as causas desses desequilíbrios despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo. Aprender a conhece-lo melhor e a respeita-lo, tornando-nos mais sensíveis aos seus ritmos e necessidades.

 

Origem da Osteopatia

A osteopatia deriva das palavras gregas osteon (ossos) e pathos (doenças). A sua origem data do século XIX a partir da investigação do médico norte-americano Andrew Taylor Still (1828-1917) que em 1874 estabelece a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo como elemento chave na saúde. Considerava que o equilíbrio das estruturas era essencial para evitar o aparecimento de disfunções e doenças. Combinando os seus conhecimentos de anatomia com os estudos de engenharia anteriormente feitos, desenvolveu a base terapêutica da osteopatia.

 
| Terapeutas

Isabel Duarte

Isabel nasceu em 1966 em Hamburgo, Alemanha, onde se licenciou em Engenharia Civil, na qual trabalhou na Alemanha e Portugal até aos 31 anos. Em Portugal trabalhou também como formadora e professora do 3.º Ciclo.

O interesse pelas terapias já surgiu durante estas actividades exigentes, na qual fazia Yoga e se apercebeu que o corpo estava em constante mudança e que em alturas de maior stress o desconforto aumentava, que por vezes traziam disfunções e dores no corpo, isso também quando a Ergonomia do dia a dia é constantemente desafiada.

Ao longo destes anos formou-se em Osteopatia no Instituto de Técnicas de Saúde, em parceria com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Formou-se também em Terapia de Bowen no Bowtech, em Terapia Sacro Craniana Nivel 1 no Instituto Upledger, em Reflexologia Integrada no Instituto de Reflexologia Integrada de Lisboa e em Zen shiatsu no Mestre Soichiro Matsumoto.

     

    Sérgio De Luiggi

    O Sérgio nasceu em 1983 em São Paulo e aos 5 anos de idade veio viver para Portugal, viveu no Porto toda a sua infância e adolescencia. Licencio-se em Podologia pelo Instituto Politécnico Saúde do Norte - ESSVS em 2005 e em 2006 formo-se como Terapeuta de Reflexologia no IRIEC - Instituto de Reflexologia de Emídio de Carvalho.

    Em 2007 funda o IRIL - Instituto de Reflexologia Integrada de Lisboa, com o objectivo de oferecer formação credível e de qualidade na área da Reflexologia.

    Continuando na sua paixão pela Reflexologia em 2008 viaja até Inglaterra para fazer formação na CSRI - Cranio-sacral Reflexology International com Dr.ª Martine Faure-Alderson. 

    No ano de 2010 tira o Mestrado em Posturologia e Podoposturologia, na Universidade de Barcelona.

    Especializa-se em Effective Reflexology (2010 - 2014), com o formador Lee Taylor. 

    No ano de 2014 forma-se Osteopata pelo ITS.

    Subscreva a nossa Newsletter

    e mantenha-se informado.

     

    | HORÁRIO

       08h00 às 20h00

       Segunda a Sábado


    | DURAÇÃO

       60 minutos - Primeira Consulta

       45 minutos - Seguintes Consultas


    | TERAPEUTAS

        Isabel Duarte

        Sérgio De Luiggi


    | PREÇO

       40€ consulta no IRIL


     

    Consultas e Terapias