Instituto de Reflexologia 
Integrada de Lisboa

Medicina Tradicional Chinesa

A medicina chinesa é um sistema médico com origem na China, em aplicação e evolução há mais de 4000 anos. Praticada nos hospitais na China em articulação com a medicina alopática, o encaminhamento do utente é definido no momento da triagem hospitalar para determinada área. Nos países ocidentais este sistema tem estado em estudo desde a segunda metade do século XX, tendo a recomendação da Organização Mundial de Saúde. 

A Medicina Chinesa aborda e é aplicada a todos os sistemas do corpo humano integrando-os. A sua base teórica permite que nas suas múltiplas ramificações, seja possível tratar uma patologia no órgão X sem que outro órgão possa ser prejudicado.

No diagnóstico em Medicina Chinesa, é valorizado o estilo de vida de cada pessoa, o ambiente em que vive, patologias anteriores, oscilações emocionais, alimentação e tudo o que possa ter influência no diagnóstico e seja relevante para o tratamento.

Neste contexto de consulta, a Medicina Chinesa compreende 4 áreas principais:
a acupuntura, a fitoterapia, a nutrição e a massagem Tui Na.

Quando recorrer a uma consulta de MTC?

A MTC actua de forma eficaz e comprovada em/nas áreas de:
- Dor crónica e aguda;
- Patologias auto-imunes;
- Alergologia e imunologia;
- Ginecologia;
- Gastroenterologia;
- Dermatologia;
- Emagrecimento.
 
Acupuntura

Consiste na inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos (normalmente a pele e os músculos), e tem como objectivo a estimulação de terminações nervosas nos tecidos punturados, desta forma, torna-se possível a modulação do Sistema Nervoso, Sistema Endócrino, Sistema Imunitário e das glândulas exócrinas.

A nível local estimula o aporte de sangue, com melhoria da oxigenação e nutrição dos tecidos e actua também ao nível Sistema Nervoso Central, inibindo/influenciando a transmissão da dor desde a medula espinal para o cérebro.

Atualmente sabe-se que a acupuntura tem efeitos profundos a todos os níveis do sistema nervoso, desde os nervos periféricos, medula espinhal e cérebro, nomeadamente a nível do sistema límbico (um conjunto de áreas do cérebro relacionadas com as emoções), do hipotálamo e da hipófise, bem como do córtex cerebral. 



Fitoterapia

Fármacos constituídos por plantas. Estes fármacos podem ser apresentados sob a forma de xaropes, comprimidos, cápsulas, infusões, decocções ou extractos e podem ser aplicados interna ou externamente. 



Nutrição

Prescrição de alimentos ou elaboração de planos alimentares de acordo com o diagnóstico e objectivo de tratamento tendo em conta os princípios da MTC. 



Massagem Tui Na

Massagem de reabilitação e reajuste muscular e osteoarticular. Podem ser utilizados como elementos auxiliares óleos, panos de fixação, ventosas, lâmpadas de infravermelhos e moxabustão. 
 

| Terapeuta

 

Telma Raposo

Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Nanjing em parceria com a ESMTC de Lisboa.  Curso com a duração de 6 anos, 5 anos de aulas em Portugal, com 4 anos de estágio na clínica da ESMTC e no último ano, aulas na faculdade de Medicina de Nanjing, com estágio em 4 hospitais da mesma cidade chinesa. Monografia final de licenciatura na área da dermatologia e fitoterapia e exame internacional final de curso da Faculdade de Nanjing.

Subscreva a nossa Newsletter

e mantenha-se informado.

 

| HORÁRIO

   08h00 às 20h00

    Segunda à Sábado


| DURAÇÃO

   80 Minutos - Primeira Consulta

   60 Minutos - Seguintes Consultas


| TERAPEUTA

   Telma Raposo


| PREÇO

   35€ consulta no IRIL

 

Consultas e Terapias